PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
1 mês

Coreia do Norte lança três mísseis balísticos, diz exército sul-coreano

12.mai.2022 - O líder da Coreia do Norte Kim Jong Un preside uma reunião sobre a resposta ao surto da covid-19 no país - KCNA via Reuters
12.mai.2022 - O líder da Coreia do Norte Kim Jong Un preside uma reunião sobre a resposta ao surto da covid-19 no país Imagem: KCNA via Reuters

Em Seul

12/05/2022 07h35Atualizada em 12/05/2022 08h03

A Coreia do Norte lançou três mísseis balísticos, informou hoje o exército da Coreia do Sul, poucas horas depois de Pyongyang anunciar os primeiros casos de covid-19 desde o início da pandemia.

"Nossos militares detectaram às 18h29 locais (6h29 de Brasília) três mísseis balísticos de curto alcance lançados a partir da zona de Sunan, em Pyongyang", afirmou o comandante do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, antes de acrescentar que os mísseis estavam orientados para o Mar do Japão.

O ministério da Defesa do Japão também confirmou o lançamento e os serviços de vigilância das costas emitiram uma advertência às embarcações.

Desde o início do ano, a Coreia do Norte aumentou consideravelmente os testes e lançamentos de armas.

O disparo de hoje seria o 16º teste armamentista do país e acontece poucos dias depois da posse do novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, que tem uma posição mais hostil a respeito de Pyongyang que seu antecessor, Moon Jae-in.

Horas antes, a Coreia do Norte reconheceu o primeiro surto de covid-19 desde o início da pandemia e declarou uma "grave emergência nacional". O dirigente Kim Jong Un ordenou confinamentos em todo o país.

Internacional