Topo

Esse conteúdo é antigo

Talibãs fecham comissão de direitos humanos no Afeganistão

Em resposta, porta-voz do governo disse que há organizações no Judiciário capazes de substituírem o trabalho da comissão - Wakil Kohsar/AFP
Em resposta, porta-voz do governo disse que há organizações no Judiciário capazes de substituírem o trabalho da comissão Imagem: Wakil Kohsar/AFP

Em Cabul (Afeganistão)

17/05/2022 10h57Atualizada em 17/05/2022 11h00

As autoridades do Afeganistão, ligadas ao grupo fundamentalista Talibã, disseram hoje que dissolveram a comissão independente de direitos humanos do país, por "não considerá-la necessária".

Desde que este grupo voltou ao poder, em agosto passado, foram fechados vários organismos de proteção das liberdades dos afegãos, como a Comissão Eleitoral e o Ministério de Assuntos da Mulher.

"Temos algumas outras organizações para realizar atividades relacionadas aos direitos humanos, organizações que estão vinculadas ao Poder Judiciário", disse o porta-voz adjunto do governo, Inamulá Samangani, à AFP, sem dar mais detalhes.

O trabalho da comissão, que incluía a documentação das vítimas civis da guerra de duas décadas no Afeganistão, foi interrompido quando os talibãs derrubaram o governo apoiado pelos Estados Unidos, e os diretores do órgão fugiram do país.

O Conselho de Segurança Nacional e um conselho de reconciliação que promovia a paz também foram fechados no fim de semana, quando o governo anunciou o primeiro orçamento anual.

"Esses departamentos não são considerados necessários, por isso foram dissolvidos. Mas, no futuro, se forem necessários, suas operações poderão ser retomadas", afirmou Samangani.

Os talibãs enfrentam um déficit financeiro aproximado de 44 bilhões de afeganes (cerca de R$ 2,5 bilhões).

De volta ao poder, inicialmente prometeram um governo mais moderado do que o de do primeiro regime, de 1996 a 2001.

O grupo vem, no entanto, erodindo as liberdades de muitos afegãos, especialmente as mulheres, que enfrentam cada vez mais restrições na educação, no trabalho e no vestir.