Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Militares ucranianos de Azovstal receberam ordem de Kiev para deixar de combater

19.mai.2022 - Mais um grupo de combatentes que estavam no complexo Azovstal, em Mariupol, entregou-se às forças russas - Ministério da Defesa da Rússia
19.mai.2022 - Mais um grupo de combatentes que estavam no complexo Azovstal, em Mariupol, entregou-se às forças russas Imagem: Ministério da Defesa da Rússia

20/05/2022 08h50Atualizada em 20/05/2022 08h58

Os últimos soldados ucranianos entrincheirados na siderúrgica Azovstal de Mariupol receberam ordem de Kiev para "deixar de defender a cidade", afirmou um dos comandantes em um vídeo divulgado nesta sexta-feira.

"O comando militar superior deu a ordem de salvar as vidas dos militares de nossa guarnição e de parar de defender a cidade", declarou Denys Prokopenko, comandante do regimento Azov, uma das unidades ucranianas presentes na siderúrgica de Mariupol.

O imenso complexo siderúrgico, com seu labirinto de galerias subterrâneas construídas no período soviético, era o último foco de resistência ucraniana na cidade portuária estratégica do sudeste da Ucrânia, bombardeada sem trégua pelos russos.

Após a recente retirada de civis, 1.908 soldados ucranianos entrincheirados na siderúrgica se renderam desde segunda-feira, anunciou o ministro russo da Defesa.

"Conseguimos salvar os civis, os feridos graves receberam a ajuda necessária. Conseguimos retirá-los visando uma posterior troca de prisioneiros", declarou Prokopenko.