Topo

Esse conteúdo é antigo

Israel e Emirados Árabes assinam acordo de livre comércio inédito

Israel assina com Emirados o primeiro acordo de livre comércio com um país árabe - Reprodução/Twitter Amir Hayek
Israel assina com Emirados o primeiro acordo de livre comércio com um país árabe Imagem: Reprodução/Twitter Amir Hayek

31/05/2022 08h14

Israel e Emirados Árabes Unidos assinaram nesta terça-feira (31) um acordo de livre comércio que consolida a normalização de suas relações diplomáticas estabelecida em 2020, o primeiro pacto do tipo que o Estado hebreu firma com um país árabe.

"Felicidades", celebrou em uma mensagem no Twitter em árabe o embaixador de Israel nos Emirados Árabes Unidos, Amir Hayek, com uma foto que mostra autoridades dos dois países durante a cerimônia de assinatura do acordo em Dubai.

As conversações para o acordo começaram em novembro e foram concluídas em abril, após quatro rodadas de negociações.

Em 1º de abril, Israel classificou de "histórico" o acordo destinado a suprimir os direitos de importação sobre "96% dos produtos" negociados entre as partes. O comércio entre os dois países alcançou 900 milhões de dólares em 2021, segundo os dados oficiais israelenses.

Emirados Árabes e Bahrein normalizaram as relações com Israel em 2020, como parte de uma série de acordos negociados com a mediação dos Estados Unidos.

Marrocos seguiu os passos e o Sudão também aceitou normalizar as relações com Israel, mas o acordo ainda deve ser concluído.

Israel foi sede em março de um encontro diplomático com Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Marrocos e Estados Unidos durante uma viagem pela região do chefe da diplomacia americana, Antony Blinken.