Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Reino Unido irá fornecer lança-foguetes à Ucrânia

Da AFP, em Londres (Reino Unido)

05/06/2022 21h07

O Reino Unido irá fornecer à Ucrânia lançadores de foguetes com alcance de 80 km, para o combate à ofensiva russa, anunciou o Ministério da Defesa hoje, seguindo o exemplo dos Estados Unidos.

Esses sistemas M270 MLRS "irão aumentar significativamente a capacidade das forças ucranianas", afirmou o ministério. A decisão foi tomada em "estreita coordenação" com Washington, que anunciou na semana passada o fornecimento de equipamentos Himars com alcance de 80 km, ou seja, lança-foguetes múltiplos montados em blindados leves.

Os ucranianos pediam lançadores de foguetes há algum tempo, para atacar as posições russas enquanto instalam suas baterias mais longe da frente. No entanto, o presidente americano, Joe Biden, descartou fornecer à Ucrânia sistemas de lançamento de foguetes de longo alcance que possam chegar à Rússia, para evitar que os Estados Unidos sejam vistos como co-beligerantes.

"Se a comunidade internacional mantiver seu apoio, a Ucrânia pode vencer", defendeu o secretário de Defesa britânico, Ben Wallace. "A estratégia da Rússia está mudando, e nosso apoio também deve mudar", acrescentou, enfatizando que as novas armas permitirão aos ucranianos "uma melhor proteção contra o uso brutal da artilharia de longo alcance, à qual as forças de Putin recorreram indiscriminadamente para arrasar cidades".

O apoio militar do Reino Unido à Ucrânia já soma 937 milhões de dólares.