Topo

Esse conteúdo é antigo

Petro comemora 'a primeira vitória popular' após ser eleito presidente da Colômbia

Gustavo Petro, é o novo presidente da Colômbia - REUTERS/Luisa Gonzalez
Gustavo Petro, é o novo presidente da Colômbia Imagem: REUTERS/Luisa Gonzalez

Da AFP e do UOL*

19/06/2022 19h38Atualizada em 19/06/2022 20h07

O esquerdista Gustavo Petro comemorou neste domingo (19) "a primeira vitória popular" após ser eleito presidente da Colômbia, rompendo uma tradição de governos de partidos tradicionais. É a primeira vez que a esquerda chega à presidência da Colômbia.

"Hoje é dia de festa para o povo. Que comemore a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos sejam amortecidos na alegria que hoje inunda o coração da Pátria", escreveu no Twitter o senador e ex-guerrilheiro que venceu o milionário independente Rodolfo Hernández no segundo turno das presidenciais, celebrado neste domingo.

Com 99,74% das urnas apuradas, o candidato de esquerda e ex-guerrilheiro Gustavo Petro venceu, com 50,49% dos votos, a disputa contra o populista Rodolfo Hernández, que alcançou 47,26%. É a primeira vez que a esquerda chega à presidência da Colômbia.

No primeiro turno, Petro — que é do partido Coalizão Pacto Histórico — venceu com 40,3% dos votos, 12 pontos percentuais de vantagem sobre o milionário Hernández (28,2%), da Liga de Governantes Anticorrupção. Já para o segundo turno, as pesquisas mostravam um empate técnico entre os dois candidatos.

Além do primeiro presidente de esquerda, a Colômbia terá pela primeira vez em sua história uma vice-presidente negra, a advogada e ambientalista Francia Elena Márquez Mina, da chapa de Gustavo Petro.

Francia também comemorou a vitória em publicações nas redes sociais. "Obrigado aos colombianos e colombianas que saíram hoje para votar em massa com dignidade, superando o medo e com a esperança de #ViverGostoso [slogan da chapa] e em paz."

A nova vice-presidente também escreveu: "Isto é para nossas avós e avós, mulheres, jovens, pessoas LGBTQI+, indígenas, camponeses, trabalhadores, vítimas, meu povo negro, aqueles que resistiram e aqueles que não estão mais aqui... Em toda a Colômbia. Hoje começamos a escrever uma nova história!".

*Com UOL, Ansa, RFI e EFE