Noruega pede que governo e oposição da Venezuela retomem diálogo no 'curto prazo'
A Noruega elogiou nesta quarta-feira (22) a presença de delegados do governo da Venezuela e da oposição em um encontro nesse país que busca a resolução de conflitos, enquanto fez votos pela continuidade dos esforços para retomar as negociações.
Após anos de tensão política, a mais recente tentativa de diálogo, na Cidade do México, está suspensa desde outubro de 2021, quando o governo socialista deixou a mesa em retaliação à extradição para os Estados Unidos por Cabo Verde de Alex Saab, empresário colombiano acusado de servir como "laranja" de Maduro.
"Felicitamos a presença no Fórum de Oslo de Jorge Rodríguez, em nome do governo, e Gerardo Blyde, em nome da delegação da Plataforma Unitária; esperamos que os esforços continuem no curto prazo para retomar o diálogo e a negociação na Venezuela", disse o governo norueguês no Twitter.
Tanto Rodríguez, colaborador próximo de Maduro que atualmente preside o Parlamento unicameral, com grande maioria pró-governo, quanto Blyde, viajaram à Noruega para participar do Fórum de Oslo, realizado nos dias 21 e 22 de junho.
A ministra das Relações Exteriores da Noruega, Anniken Huitfeldt, é a anfitriã do Fórum de Oslo, no qual "cerca de 100 mediadores de conflitos, tomadores de decisões de alto nível, especialistas e atores de processos de paz de todo o mundo se reúnem para compartilhar sua experiência em diplomacia da paz e resolução de conflitos", indica uma nota de imprensa.
Realizado desde 2009, "este ano falará sobre a busca de espaços para o diálogo em um mundo polarizado", acrescenta o texto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.