China diz que exercícios militares perto de Taiwan são 'necessários e legítimos'
A China afirmou nesta quarta-feira (3) que os exercícios militares que estão previstos para as proximidades de Taiwan são "necessários e legítimos" após a visita à ilha da presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.
Os exercícios militares, que devem acontecer a 20 km das costas taiwanesas, representam "uma medida necessária e legítima para responder às graves provocações de alguns políticos americanos e dos independentistas taiwaneses", afirmou Hua Chunying, porta-voz do ministério das Relações Exteriores.
Em relação à "visita de Pelosi a Taiwan, os Estados Unidos são o provocador, a China é a vítima. A provocação conjunta de Estados Unidos e Taiwan aconteceu primeiro, a defesa justa da China veio depois", acrescentou.
As autoridades chinesas expressaram irritação com a visita de Pelosi a Taiwan - que a China considera parte de seu território -, que é vista como uma ameaça ao frágil status quo do outro lado do estreito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.