Topo

Esse conteúdo é antigo

Urso polar invade acampamento e fere turista em arquipélago no Ártico

Após ferir braço de turista que estava em acampamento, urso polar foi alvo de disparos e acabou sacrificado  - iStock
Após ferir braço de turista que estava em acampamento, urso polar foi alvo de disparos e acabou sacrificado Imagem: iStock

08/08/2022 10h25Atualizada em 08/08/2022 11h25

Uma turista francesa teve ferimentos leves após ser atacada por um urso polar que invadiu um acampamento no arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico, segundo informações fornecidas pelas autoridades locais.

A mulher fazia parte de uma expedição com 25 pessoas alojadas em barracas no oeste do território localizado a aproximadamente 1.000 quilômetros do Polo Norte.

"Um urso entrou em um acampamento esta manhã por volta das 06h30 GMT (03h30 de Brasília) e feriu uma francesa no braço", declarou à AFP o chefe da polícia local, Stein Olav Bredli. "Sua vida não está em perigo", acrescentou.

A turista foi resgatada de helicóptero para o hospital de Longyearbyen, a principal cidade do arquipélago.

"Houve disparos contra o urso polar, que se assustou e abandou o lugar", disse Bredli.

O animal ferido foi localizado posteriormente pelas autoridades e foi sacrificado devido à magnitude de suas feridas.

Um urso macho pode pesar entre 300 e 600 quilos, enquanto a fêmea pesa a metade disso. Para estar preparado para um eventual encontro com os ursos, em Svalbard é obrigatório levar um rifle ao sair das comunidades urbanas.

De acordo com uma contagem de 2015, no setor norueguês do Ártico vivem aproximadamente 1.000 ursos polares, uma espécie protegida desde 1973.

Cerca de 300 vivem o ano todo no arquipélago e alguns se mudaram para a parte ocidental do território, onde também há concentração de humanos. Eles haviam desaparecido da região quando a caça ainda era permitida.

Desde 1971 foram registrados seis ataques mortais de ursos. O último, em que morreu um holandês de 38 anos, foi em 2020.

Segundo os especialistas, o derretimento das geleiras devido ao aquecimento global está privando os ursos polares de seu locais de caça favoritos, onde se alimentam de focas, e está os aproximando de áreas habitadas por humanos, em busca de alimento.