Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia afirma que bombardeou base de grupo paramilitar da Rússia

Soldado de tropa separatista pró-Rússia próximo a escombros de prédio atingido pela guerra com a Ucrânia - ALEXANDER ERMOCHENKO/Reuters
Soldado de tropa separatista pró-Rússia próximo a escombros de prédio atingido pela guerra com a Ucrânia Imagem: ALEXANDER ERMOCHENKO/Reuters

15/08/2022 11h42Atualizada em 15/08/2022 12h38

A Ucrânia afirmou nesta segunda-feira (15) que atacou uma base do grupo paramilitar Wagner, cujos integrantes são acusados de combater junto às tropas russas, e destruiu uma ponte próxima à cidade ocupada de Melitopol.

Segundo o governador da região de Lugansk, leste da Ucrânia, a base desta sociedade militar privada na cidade de Propasna foi "destruída por um disparo de precisão". A operação foi realizada no domingo, segundo Serguii Gaidai no Telegram.

O grupo Wagner seria vinculado ao oligarca russo Evgueni Prigoyin, considerado um aliado do presidente Vladimir Putin.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Seus combatentes estiveram presentes nos últimos anos nos conflitos na Síria, Líbia, Mali e outros países da África.

As autoridades ucranianas garantiram ainda que grupos de sabotagem pró-Kiev conseguiram destruir uma ponte ferroviária nos arredores de Melitopol (região de Zaporizhzhia, sul), ocupada pelo Exército russo, em um novo esforço para perturbar a logística das tropas de Moscou.

"Uma ponte ferroviária a menos no sudoeste de Melitopol significa uma ausência total de trens militares da Crimeia", península anexada em 2014 pela Rússia e essencial para os abastecimentos do Exército russo, anunciou no Telegram o prefeito de Melitopol Ivan Fedorov.