Topo

Esse conteúdo é antigo

Dois irmãos são detidos por roubar joias de brasileira durante Fashion Week de Paris

Homens foram presos pela polícia francesa por crime que aconteceu em setembro, durante chegada de brasileira à Paris  - Sameer Al-Doumy
Homens foram presos pela polícia francesa por crime que aconteceu em setembro, durante chegada de brasileira à Paris Imagem: Sameer Al-Doumy

24/11/2022 08h15Atualizada em 24/11/2022 18h43

Dois homens foram detidos na segunda-feira em Saint-Denis, na região parisiense, pelo roubo de joias de uma brasileira que assistiu à Fashion Week de Paris, em setembro passado, informou à AFP nesta quarta-feira (23) uma fonte próxima da investigação e do Ministério Público (MP).

A Brigada de Repressão ao Banditismo (BRB), encarregada do inquérito aberto no fim de setembro, deteve na segunda-feira, em Saint-Denis, os dois irmãos, informou à AFP uma fonte próxima da investigação.

Eles foram postos sob custódia por "roubos com agravante", informou o Ministério Público de Bobigny, destacando que os irmãos poderão ser levados ao tribunal nesta quinta-feira.

Em 27 de setembro, a executiva brasileira desembarcou no aeroporto Roissy-Charles de Gaulle e pegou um veículo para turistas para assistir à Fashion Week parisiense, que tinha começado na véspera.

Na altura de uma interseção na comuna de Saint-Denis, ao norte de Paris, o veículo ficou preso em um engarrafamento, relatou à AFP uma fonte próxima do inquérito no momento dos fatos.

Dois homens se aproximaram em uma moto, quebraram o vidro traseiro do veículo e roubaram uma bagagem de mão e uma maleta Louis Vuitton, sem deixar feridos, segundo uma fonte policial.

Na apresentação da queixa na delegacia do 16º distrito de Paris, a executiva avaliou os bens roubados em 3 milhões de euros, um montante que não foi confirmado pelo MP.

Rastreador ajudou investigadores

Segundo o jornal Le Parisien, os irmãos foram encontrados através do rastreador de bagagem - um chip de geolocalização instalado na mala Vuitton. Depois da denúncia, a polícia localizou o endereço onde estava a mala em uma área frequentada por outros jovens envolvidos em roubos com motocicleta.

Depois de segui-los por alguns dias, os investigadores acabaram prendendo os irmãos no apartamento da família. No local, encontraram a chave da motocicleta usada no roubo e o "material" para quebrar janelas de carros.

Ainda segundo a publicação, uma semana antes de roubar a brasileira, os dois irmãos protagonizaram uma ação semelhante. Eles roubaram uma turista americana que estava num táxi entre o aeroporto e o centro de Paris. Nesse caso, bateram no motorista, mas a bolsa roubada da vítima tinha apenas US$ 9 mil em cédulas.

*Com informações da RFI