Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelensky em Washington mostra que EUA fazem 'guerra indireta' contra Rússia, diz Kremlin

Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em São Petersburgo - Evgenia Novozhenina/Reuters
Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em São Petersburgo Imagem: Evgenia Novozhenina/Reuters

22/12/2022 06h53Atualizada em 22/12/2022 11h02

O Kremlin afirmou hoje que a visita do presidente ucraniano Volodimir Zelensky aos Estados Unidos reflete que ele não tem intenção de "ouvir a Rússia" e que Washington está realizando "uma guerra indireta" contra a Rússia na Ucrânia.

"Até agora, podemos observar com pesar que nem o presidente (americano Joe) Biden nem o presidente Zelensky disseram nada que pudesse ser visto como uma possível disposição de ouvir as preocupações da Rússia", disse o porta-voz da Presidência russa a repórteres, Dmitry Peskov.

Segundo Peskov, nesta visita não houve "verdadeiros apelos à paz" ou "advertências" dos Estados Unidos a Zelensky contra "o bombardeio contínuo de prédios residenciais em áreas populosas do Donbass", região do leste da Ucrânia parcialmente controlada por separatistas pró-Rússia e frequentemente bombardeada pelas forças ucranianas.

"Isso mostra que os Estados Unidos continuam em sua linha de guerra de fato e indireta com a Rússia, até o último ucraniano", acrescentou.

Zelensky estava em Washington na quarta-feira para sua primeira viagem internacional desde o início da ofensiva russa na Ucrânia em fevereiro.

Durante esta visita, ele recebeu novas promessas de ajuda financeira e militar.