Conteúdo publicado há 19 dias

México apresenta denúncia contra Equador em Haia por ataque à embaixada e exige desculpas

O México apresentou, nesta quinta-feira (11), uma denúncia contra o Equador perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ) em Haia pelo ataque à embaixada mexicana em Quito na última sexta-feira, informou sua Chancelaria.

O México está solicitando "a suspensão do Equador como membro das Nações Unidas até que ele emita um pedido público de desculpas reconhecendo as violações dos princípios e normas fundamentais do direito internacional, com o objetivo de garantir a reparação do dano moral infligido ao Estado mexicano e aos seus cidadãos", disse a ministra das Relações Exteriores, Alicia Bárcena, em uma coletiva de imprensa.

As forças policiais invadiram a embaixada na noite da última sexta-feira para capturar o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, acusado de corrupção e que horas antes havia recebido asilo político do México.

Como resultado, o governo mexicano rompeu relações com o Equador e anunciou o processo em Haia.

"Hoje com muito orgulho, apresentamos uma denúncia perante a Corte Internacional de Justiça. O termo é 'pedido para iniciar um processo' (...). Não há dúvida de que o Equador violou a Convenção de Viena sobre relações diplomáticas ao violar a imunidade da embaixada", disse Alejandro Celorio, consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores, ao lado de Bárcena.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse na mesma coletiva que o que se busca é "que isso não se repita em nenhum país do mundo, que o direito internacional seja garantido, que as instalações, as embaixadas dos países de qualquer nação não sejam violadas".

A ação judicial foi apresentada um dia depois que a Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou "veementemente" a invasão.

Deixe seu comentário

Só para assinantes