PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
15 dias
Detran-RJ entrega mais de 6 mil CNHs feitas antes da pandemia

Carteiras de habilitação emitidas em 26 unidades do estado passam a ficar disponíveis para retirada - Divulgação
Carteiras de habilitação emitidas em 26 unidades do estado passam a ficar disponíveis para retirada Imagem: Divulgação

13/07/2020 16h43

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) iniciou hoje a entrega de 6.174 carteiras de habilitação feitas antes da pandemia de covid-19 em nove postos e que já estão prontas à disposição dos motoristas.

Os postos são: Shopping Via Brasil, Nova Iguaçu Shopping, Shopping Pátio Mix (Resende) e Barra Mansa, Shopping Penha, Vaz Lobo, Gávea, Ceasa (Irajá), Ipanema/Cantagalo. Quem fez o documento nos quatro primeiros postos deve retirá-los na própria unidade, que reabriram ao público hoje, após terem sido fechadas para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Já quem solicitou a habilitação nas unidades Shopping Penha, Vaz Lobo, Gávea, Ceasa e Ipanema/Cantagalo deverá buscar o documento na sede do Detran, na Avenida Presidente Vargas, centro do Rio. Carteiras de habilitação emitidas em 26 unidades do estado passam a ficar disponíveis para retirada.

Com a retomada gradual das atividades, o Detran voltou a disponibilizar, a partir de hoje, os serviços de transferência de propriedade, segunda via do Certificado de Registro de Veículo (CRV), mudança de município e transferência de jurisdição. Assim como já é feito para retirada do licenciamento anual e outros serviços veiculares, o atendimento será no modelo drive-thru, ou seja, a pessoa não precisa sair do veículo para ser atendida.

Urgência

Em um mês de reabertura, mais de 48 mil documentos de veículos já foram entregues num esforço do departamento para atender os casos de urgência sem deixar de seguir os protocolos das autoridades sanitárias. Para evitar aglomerações, as vagas continuam limitadas e, a cada semana, o número de atendimentos e de postos vem sendo ampliado. Um exemplo é a emissão de identidades. No início do plano de contingenciamento eram apenas 100 vagas diárias e agora são 1600 atendimentos por dia. Assim, mais de 65 mil documentos de identificação foram entregues desde o início da pandemia.

CNHs válidas

De acordo com o presidente do Detran, Marcello Braga Maia, foi feito um plano de ação para mitigar os riscos de contaminação, sempre pensando na segurança de usuários e funcionários e, ao mesmo tempo, atendendo a quem mais precisa. "Nesta etapa, disponibilizaremos mais quatro procedimentos de veículos e mais de 6 mil carteiras de motorista poderão ser retiradas. Mas vale lembrar que o prazo para a transferência de propriedade está suspenso e o calendário do licenciamento anual foi prorrogado. Além disso, CNHs [carteiras de habilitação] vencidas a partir de 19 de fevereiro continuam válidas. Ou seja, não precisa se preocupar ou correr aos postos. O risco de contaminação ainda é uma realidade e, se puder, aguarde. Ninguém será prejudicado", explicou.

Cotidiano