Minas tem 71 cidades em situação de emergência
São Paulo - Subiu para 71 o número de municípios mineiros que decretaram situação de emergência em consequência das chuvas que atingem o estado deste outubro do ano passado. No total, 123 cidades foram atingidas pelas tempestades, afetando 2.146.838 pessoas em todo o estado, segundo dados da Defesa Civil estadual. Oito pessoas morreram e uma pessoa continua desaparecida.
A Prefeitura de Cataguases encaminhou para à Defesa Civil estadual pedido de decretação de calamidade pública. Se aceito, será a primeira cidade mineira a decretar calamidade devido aos estragos causados pelas chuvas que atingem o Estado.
Nesta quinta-feira, a presença de uma frente fria entre o litoral do Espírito Santo e Bahia juntamente com a umidade vinda da Amazônia mantém o tempo mais nublado e chuvoso na faixa leste de Minas Gerais.
Ao longo do dia, há chance de chuva significativa com acentuado volume de precipitação, especialmente em áreas dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.
Segundo a Defesa Civil, nesta áreas ainda se deve redobrar o cuidado por causa dos alagamentos, deslizamentos de terra e elevação de nível dos rios. As temperaturas diurnas sofrem uma ligeira elevação em boa parte do Estado.