Bolsa de Tóquio cai 0,8% com a valorização do iene

Tóquio, 6 - A Bolsa de Tóquio, no Japão, fechou em baixa pelo quarto pregão seguido nesta sexta-feira. Os investidores mostraram cautela antes do anúncio de dados sobre o emprego nos Estados Unidos (payrool) e diante de novos temores sobre a perspectiva da dívida soberana em algumas nações da zona do euro. Some-se a isso o fortalecimento do iene, que atingiu as ações de exportadoras importantes, como a Toyota Motor.

O Nikkei perdeu 79,16 pontos, ou 0,8%, e terminou aos 9.688,451 pontos, após queda de 0,5% na sessão de quinta-feira. O volume de negociações foi fraco, com 1,6 bilhão de ações, o menor nível desde 16 de janeiro, com muitos mercados asiáticos fechados devido ao feriado.

"A aversão ao risco estimulou a compra de ienes e levou à venda em ações locais", disse Fumiyuki Nakanishi, analista da SMBC Friend Securities. O sentimento do investidor também foi atingido por notícias de que os títulos da dívida espanhola subiram novamente, colocando novas preocupações para a zona do euro.

Olhando para a próxima semana, no entanto, "as preocupações com a zona do euro irão provavelmente retroceder gradualmente e as ações poderiam recuperar seu impulso para cima", disse Mitsuo Shimizu, estrategista da Cosmo Securities. Ele afirmou ainda que o mercado está esperançoso de uma maior flexibilização por parte do Banco do Japão (BOJ) em sua reunião de política monetária de dois dias que termina na terça-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos