Bolsas asiáticas sobem após anúncio do PIB da China
Em Tóquio
As Bolsas da Ásia tiveram uma escalada nesta sexta-feira depois que a China divulgou os números do PIB do segundo trimestre. O crescimento trimestral de 7,6% veio em linha com as expectativas dos analistas e dissipou os temores de uma desaceleração mais acentuada do que o esperado na maior economia da região.
"O fato de os números não serem tão ruins como as pessoas temiam dá um impulso aos mercados", disse Francis Lun, diretor da Lyncean Securities. "Além disso, o governo chinês deverá ainda apresentar políticas monetárias, tais como o corte (da taxa de reserva bancária) para evitar que a economia desacelere demais."
Às 0h19 (horário de Brasília), a Bolsa de Hong Kong operava em alta de 0,2%, enquanto o índice Xangai Composto, da Bolsa de Xangai, avançava 0,6%.
Na Bolsa de Sydney, na Austrália, o índice S&P/ASX 200 subia 0,8%. O Kospi, da Coreia do Sul, tinha alta de 0,6% e a Bolsa de Cingapura ganhava 0,2%.
Já a Bolsa de Tóquio foi um dos poucos mercados que não foi afetado pelos dados do crescimento chinês. A moeda japonesa iene mantinha sua forte valorização sobre o dólar, o que deixava estável o índice Nikkei e colocava pressão em ações de exportadoras. As informações são da Dow Jones.