Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro responde sobre operação contra Flávio insinuando participação de Witzel

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), à esquerda, e o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC) - Pedro Ladeira/Folhapress
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), à esquerda, e o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC) Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Mateus Vargas

São Paulo

19/12/2019 10h41

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) respondeu com insinuações sobre o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), ao ser questionado hoje sobre a operação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) em endereços do senador Flávio Bolsonaro (sem partido), o "filho 01", e de seus assessores.

Questionado se o MP persegue Flávio, o presidente respondeu: "Vocês sabem o caso do Witzel, foi amplamente divulgado aí, inteligência levantou, já foi gravado conversa entre dois marginais citando meu nome para dizer que eu sou miliciano. Armaram". O presidente não deixou claro sobre a que levantamento de "inteligência" ele se referia.

As primeiras declarações de Bolsonaro sobre a ação foram feitas em frente ao Palácio do Alvorada. "Pergunta para o advogado", afirmou Bolsonaro ao ser questionado sobre o caso. "Eu respondo por mim", disse, minutos depois.

O presidente afirmou que já foi injustamente acusado de crimes de racismo e ambiental. "Vamos falar do meu caso? Eu respondi por racismo por três anos, vocês todos desceram a pancada em mim. Chegou-se à conclusão que a fita foi editada", disse.

O presidente voltou a declarar que não tem relação com o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes em março de 2018.

"Ainda querem achar que eu estou no caso Marielle, uma quarta-feira, onde 40 minutos depois da ligação do porteiro, que não foi para minha casa, eu estava em Brasília. Não estava lá", afirmou.

Na sequência, Bolsonaro disse que, se alguém quisesse matar a vereadora, não estaria no local do crime. "Se alguém tivesse matado Marielle, vamos supor que o 'João' quisesse matar a Marielle no Rio, ele ia estar em Roraima naquele dia para dizer que não estava lá, pô", afirmou.

O presidente disse que se reuniu com Frederick Wassef, advogado de Flávio, horas após a operação. "Ele é meu advogado no caso Adélio", disse.

Operação da Polícia Federal

O MP do Rio realizou ontem uma operação de busca e apreensão em endereços ligados ao senador Flávio Bolsonaro, seus ex-assessores, entre eles Fabrício Queiroz e parentes da ex-mulher do presidente, Ana Cristina Siqueira Valle.

As buscas foram realizadas em endereços da capital do Rio e em Resende, no sul do estado. A operação se deu no âmbito da investigação que apura suposto esquema de lavagem de dinheiro e peculato no gabinete de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) quando ele era deputado estadual.

À reportagem, o advogado de Flávio, Frederick Wassef, afirmou que uma loja de chocolates do senador foi alvo da operação.

"Invadiram a empresa do meu cliente, mas certamente não vão encontrar nada, simplesmente porque não existe nada que o comprometa. Vão pegar documentos, informações do dia a dia de uma empresa de chocolates, nada mais", declarou.

Ouça o podcast Baixo Clero com análises políticas de blogueiros do UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.