Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro edita decreto que regulamenta promoções de oficiais das Forças Armadas

O presidente Jair Bolsonaro participa de cerimônia do Dia do Aviador, em Brasília - CLÁUDIO MARQUES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O presidente Jair Bolsonaro participa de cerimônia do Dia do Aviador, em Brasília Imagem: CLÁUDIO MARQUES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Lorenna Rodrigues

Brasília

08/12/2020 09h22

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), editou decreto que regulamenta promoções de oficiais da ativa das Forças Armadas.

O ato foi necessário após a aprovação da Lei nº 13.954, de 2019, que prevê que as promoções para preenchimento das vagas sejam efetuadas somente pelo critério de merecimento, desde que previstas em regulamento, o que foi feito pelo decreto.

O texto, publicado no DOU (Diário Oficial da União) de hoje, regulamenta as promoções para preenchimento de vagas do posto de Coronel das Armas, Quadros e Serviços do Exército.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, não há impacto orçamentário com as mudanças.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.