Topo

Bolsonaro: se houve ato antidemocrático, não foi por parte do Poder Executivo

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante live - Reprodução/YouTube
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante live Imagem: Reprodução/YouTube

Emilly Behnke, Anne Warth e Daniel Galvão

Brasília

28/01/2021 21h19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que não houve envolvimento do Poder Executivo em atos antidemocráticos, alvo de investigação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em abril do ano passado, o Supremo abriu inquérito para apurar o financiamento e organização de protestos que pediam o fechamento do Congresso e da Corte. O presidente chegou a comparecer em alguns desses atos.

"Não vou entrar em detalhes aqui, mas a Polícia Federal não encontrou elementos para indiciar pessoas por atos antidemocráticos. Acho que meu silêncio aqui nesse momento responde a dúvida de todo mundo", comentou, em transmissão ao vivo nas redes sociais. "Se houve algum ato antidemocrático, não foi por parte do povo que estava nas ruas e nem por parte do poder Executivo", declarou.

A Polícia Federal enviou nesta semana um relatório ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), e informou não ter encontrado, por ora, elementos suficientes para indiciar pessoas pela realização ou financiamento de atos antidemocráticos, por ora.

Desde a abertura do inquérito, deputados aliados do governo e blogueiros foram alvo de operações da investigação e tiveram o sigilo bancário quebrado.

Na terça-feira, 26, Moraes mandou soltar o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, preso preventivamente no curso das apurações. Pela decisão, o blogueiro volta a cumprir prisão domiciliar e deve obedecer a uma série de medidas cautelares.