Topo

Esse conteúdo é antigo

Defesa de Lula cobra Marco Aurélio por retomada de julgamento sobre Moro

Plenário do STF já formou maioria para declarar Sergio Moro parcial no processo do tríplex de Guarujá (SP) - Marcos Oliveira/Agência Senado
Plenário do STF já formou maioria para declarar Sergio Moro parcial no processo do tríplex de Guarujá (SP) Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado

Rayssa Motta

São Paulo

31/05/2021 14h58Atualizada em 31/05/2021 15h26

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu hoje ao ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que cobre a retomada do julgamento sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro no processo do tríplex de Guarujá (SP).

Embora o plenário já tenha formado maioria para declarar Moro parcial no caso, a votação foi suspensa por um pedido de vista (mais tempo para análise) do decano. Estão pendentes os votos do próprio Marco Aurélio e do presidente do STF, Luiz Fux.

Os advogados do ex-presidente pedem que o julgamento seja concluído antes da aposentadoria de Marco Aurélio, marcada para 5 de julho, por videoconferência ou no plenário virtual.

"Nestas três décadas em que esse ministro decano Marco Aurélio tem ostentado sobre os ombros a capa de Ministro do Supremo Tribunal Federal, a observância do direito fundamental à duração razoável do processo sempre foi objeto de sensível preocupação de Sua Excelência", diz um trecho da petição.

No final de abril, uma semana após pedir vista, Marco Aurélio liberou o processo para julgamento, mas o caso ainda não foi pautado por Fux. Os advogados de Lula afirmam que os prazos previstos no regimento interno do tribunal para a retomada da votação foram descumpridos e pedem que o decano envie um ofício ao presidente do STF para agendar a continuidade do julgamento.

"Esse ministro decano Marco Aurélio, com a percuciência que lhe é característica, participou de todo o julgamento e das discussões atinentes a esse habeas corpus e registrou ter voto pronto sobre a matéria desde 29/04/2021. Essa situação não permite cogitar que o julgamento não seja retomado o mais breve possível — de forma a permitir não apenas que esse ministro decano Marco Aurélio possa apresentar seu voto, como também seja possível prestigiar a prestação jurisdicional tempestiva", afirmam os advogados.

Até o momento, sete ministros já votaram para manter de pé o entendimento de que Moro foi parcial ao condenar o ex-presidente — e apenas dois defenderam o arquivamento da discussão, o que poderia livrar Moro da controvérsia e blindar o trabalho do ex-juiz na 13ª Vara Federal de Curitiba.

A posição do plenário marca uma nova vitória de Lula no STF, impõe uma amarga derrota à Lava Jato e frustra o relator da operação, Edson Fachin, que havia tentado uma manobra para esvaziar a discussão sobre a conduta de Moro.