Topo

Homem morre atingido por raio durante temporal no RJ

Chuva forte atinge o Rio e cidade entra em estágio de atenção - Akemi Nitahara/Agência Brasil
Chuva forte atinge o Rio e cidade entra em estágio de atenção Imagem: Akemi Nitahara/Agência Brasil

Rio

08/02/2023 08h15Atualizada em 08/02/2023 09h01

Um homem de 27 anos atingido por um raio está entre as vítimas da tempestade que atingiu o estado do Rio de Janeiro na tarde de ontem. Além dele, uma criança de dois anos também morreu em meio às fortes chuvas, atingida pelo desabamento de uma casa.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o bebê foi resgatado já sem vida dos escombros na comunidade da Chácara do Céu, na Tijuca, na zona norte da capital. Já o homem morreu em Saquarema, na Região dos Lagos.

A capital entrou em estágio de alerta às 20h desta terça-feira por causa do temporal que já atingia vários bairros provocando alagamentos. Segundo a Prefeitura, até as 21h, 113 sirenes de alerta (das 162 existentes na cidade) já haviam sido acionadas nas comunidades localizadas em áreas de risco de deslizamento.

O estágio de alerta é o quarto nível em uma escala de um a cinco e indica que pelo menos uma ocorrência grave impacta a cidade ou que há a ocorrência simultânea de problemas de médio e alto impacto em várias regiões.

A circulação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi interrompida às 17h40 nas linhas 1, 2 e 3. Segundo a operadora, trechos com alagamentos impediam a circulação dos trens. A circulação dos trens dos ramais Belford Roxo, Saracuruna, Santa Cruz e Japeri também foi suspensa. Algumas vias importantes foram interditadas, como a Avenida Niemeyer, a Estrada de Furnas e Avenida Edson Passos.

Nas redes sociais circulam vídeos mostrando o alagamento de ruas em diferentes bairros da cidade. O prefeito Eduardo Paes e o governador Cláudio Castro orientaram a população a ficar em casa até a chuva passar e a água baixar.