Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuvas fortes matam ao menos 6 pessoas e deixam 64 cidades em emergência no MA

28.mar.2023 - A cidade de Buriticupu está em estado de calamidade pública - 28.mar.2023 - Mauricio Marinho/Reuters
28.mar.2023 - A cidade de Buriticupu está em estado de calamidade pública Imagem: 28.mar.2023 - Mauricio Marinho/Reuters

Renata Okumura

Em São Paulo

07/04/2023 13h56

As fortes chuvas que atingem o Maranhão desde o mês passado deixaram ao menos seis pessoas mortas, além de muita destruição em diversas cidades do estado.

Ao menos 64 municípios decretaram situação de emergência e a cidade de Buriticupu está em estado de calamidade pública. A Defesa Civil segue monitorando os episódios em que prejuízos e danos foram causados à população, em razão do período chuvoso.

Conforme o CBMMA (Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão), até o momento, 35.894 famílias foram afetadas e 7.757 famílias estão desabrigadas e desalojadas. "As equipes da Defesa Civil do Estado estão nas regiões afetadas, prestando auxílio às famílias e apoio às coordenadorias municipais de Defesa Civil das prefeituras", afirmou em nota.

Equipes do Corpo de Bombeiros, das prefeituras, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e da Sedes (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social) estão realizando uma operação para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão.

Além de cestas básicas, garrafas de água e colchões também foram enviados para as regiões mais afetadas.

A Sedes afirma ainda que os restaurantes populares dos municípios atingidos vão ampliar a oferta de refeições no modelo híbrido (distribuição de marmitas).