Flamingo em São Paulo? O que são as aves rosadas vistas no rio Pinheiros

Um grupo de aves de cauda rosa foi visto no rio Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, entre a ciclovia e o Parque Linear Bruno Covas. Os registros foram parar nas redes sociais

Embora quem bata o olho possa se confundir e pensar que são flamingos, na verdade, são colhereiros (Platalea ajaja), conforme informou a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

"Trata-se de espécie migratória que escolheu alguns locais do rio para descanso pelo fato de o nível do leito estar baixo. Isso aumenta a oferta de alimento, principalmente matéria orgânica como pequenos peixes, por exemplo", explicou a pasta estadual.

O nome peculiar é uma referência ao formato do bico, que, na ponta, ganha uma forma espatulada, que lembra uma colher.

De acordo com a dissertação de mestrado de Carolina Isabel Miño, defendida em 2006 na Universidade Federal de São Carlos, a ave de porte médio tem uma altura que varia de 75 a 80 centímetros - os machos tendem a ser levemente maiores -, e pesa entre 1,2 e 1,8 quilo.

Eles estão presentes desde a Argentina até os Estados Unidos. Segundo Carolina, essas aves se dispersam e migram após o período de ciclo reprodutivo, o que tem relação com períodos de seca e inundação que vão alterar a disponibilidade de alimento da espécie.

No Brasil, escreveu ela, eles migram do Pantanal e dos banhados do Rio Grande do Sul para outras regiões.

A ave é considerada aquática. Segundo a especialista, se reproduzem em uma "variedade de ambientes aquáticos", que vão de manguezais e pântanos até lagos e lagoas.

Continua após a publicidade

*Do Estadão Conteúdo

Deixe seu comentário

Só para assinantes