Topo

Paraguai lança plano contra contrabando

20/07/2011 16h55

ASSUNÇÃO, 20 JUL (ANSA) - O governo do Paraguai lançou hoje um Plano Nacional Anticontrabando que visa promover o combate ao ingresso ilícito de produtos e mercadorias ao país.

A medida prevê a intensificação do controle alfandegário na capital, Assunção, e nas principais cidades paraguaias, como Ciudad del Este, além de municípios que fazem fronteira com o Brasil e com a Argentina, como Saltos del Guairá e Encarnación, respectivamente.

A norma foi motivada por reclamações dos setores comerciais locais sobre a entrada de grandes remessas de mercadoria sem o pagamento das taxas referentes a seu ingresso.

Apesar do setor de frutas e legumes ser o mais afetado, o plano não dirá respeito somente a estes produtos, já que "hoje em dia o espectro [do contrabando] é mais ampliado", explicou o Diretor Nacional de Alfândegas, Miguel Acosta.

A norma foi aprovada de forma imediata após uma reunião mantida ontem entre o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e altos funcionários do governo. Segundo Acosta, cinco fiscais serão encarregados de acompanhar o andamento do plano de controle.