Mais de 18 mil civis morreram no Iraque em menos de dois anos

Em Genebra (Suíça)

Mais de 18 mil civis morreram nos conflitos internos do Iraque entre janeiro de 2014 e outubro de 2015, informou um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta terça-feira (19).   

"O Estado Islâmico continua a perpetrar violações e abusos que, em alguns casos, podem ser considerados crimes de guerra, contra a humanidade e, potencialmente, um genocídio", diz o documento que ressalta que o "sofrimento do povo iraquiano é enorme".

A Missão de Assistência das Nações Unidas para o Iraque e o Alto Comissariado para os Direitos Humanos revelaram que ao menos 18.802 civis morreram e outros 36.245 ficaram feridos no período. Porém, esses números devem ser muito maiores porque há dados impossíveis de serem computados por forças estrangeiras.

Além disso, a ONU afirma que os jihadistas mantêm ao menos 3.500 pessoas como escravas, sobretudo da comunidade yazidi, minoria religiosa extremamente perseguida pelo EI. De acordo com a entidade, 3,2 milhões de iraquianos foram obrigados a deixar suas casas e são deslocados internos, entre os quais há um milhão de crianças.   

As violações cometidas contra os civis são "desconcertantes", conforme o documento. Além de recrutar crianças para suas linhas de batalha, o Estado Islâmico mata de maneira direta um grande número de pessoas. 

Os jihadistas também impõem o apedrejamento e amputações a pessoas que descumprem ordens dos líderes do chamado 'califado' no país e impõem outras "terríveis punições".

Em seu relatório, no entanto, a ONU apontou que há violações também cometidas pelas forças iraquianas, milícias, forças tribais, unidades de mobilização e os peshmerga (exército curdo), que atuam contra o EI na região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos