Republicano Donald Trump vence caucus em Nevada

WASHINGTON, 24 FEV (ANSA) - O magnata norte-americano Donald Trump venceu as prévias no estado de Nevada na noite da última terça-feira, dia 23, com quase 50% dos votos.   

Segundo dados preliminares, Trump teve cerca de 46% dos votos, seguido por Marco Rubio, com cerca de 23%, e Ted Cruz, com cerca de 22%.   

Essa é sua terceira vitória na quarta etapa da escolha do nome que será indicado pelos republicanos para concorrer à Presidência nas eleições que acontecem no final deste ano. Após perder em Iowa, ele saiu vencedor em New Hampshire, Carolina do Sul e agora Nevada.   

"Podemos conquistar a nomeação em menos de dois meses, devemos ser honestos", disse em comício, enquanto era ovacionado por seus simpatizantes. "É uma grande noite", concluiu.   

Polêmico, o bilionário disse que, se for eleito, não irá fechar a prisão de Guantánamo, em Cuba, como anunciou o presidente Barack Obama ontem.   

Com campanha de tom nacionalista, ele ainda voltou a defender a construção de um muro na fronteira com o México para impedir a entrada ilegal de imigrantes.   

Com o resultado, Rubio se consolida como a segunda força dentro da corrida republicana, especialmente por parecer uma opção menos extremista que Trump, contar com o apoio de parte da mídia e de nomes de peso dentro do partido.   

Com resultados pífios, menos de 5%, o neurocirurgião Ben Carson e o governador de Ohio, John Kasih, devem deixar a corrida eleitoral em breve.   

Democratas - Enquanto isso, os pré-candidatos democratas, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e o senador socialista Bernie Sanders, participaram de um debate na noite de ontem, em formato chamado de "Town hall", antes da realização das primárias na Carolina do Sul, no próximo dia 27.   

Sanders fez uma série de ataques contra Trump. Segundo ele, o magnata é racista.   

Clinton respondeu que as pessoas brancas devem reconhecer que "nossas experiências talvez não nos permitam entender pelo que muitos cidadãos afro-americanos passam todos os dias".   

Tanto democratas quanto republicanos se preparam para a "super terça-feira", em 1º de março, quando as primárias são realizadas em Alabama, Alasca, Arkansas, Colorado, Georgia , Massachusetts , Minnesota, Dakota do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont, Virginia e Wyoming. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos