Hezbollah anuncia 'nova fase de escalada' em guerra contra Israel

O movimento xiita libanês Hezbollah anunciou, nesta quinta-feira (17), que vai passar para uma nova "fase de escalada" em sua guerra contra Israel.

O que aconteceu

Grupo diz que irá utilizar mísseis com mira de precisão contra os soldados. Em comunicado, o movimento apoiado pelo Irã informou que "está passando para uma nova etapa e que, pela "primeira vez", vai usar mísseis balísticos com alto poder de mira, o que deve ficar mais claro nos próximos dias.

O atual conflito entre Israel e Hezbollah já deixou mais de 2.000 mortos no Líbano em pouco menos de um mês. O Exército israelense conseguiu eliminar a maior parte do comando do grupo, incluindo o líder Hassan Nasrallah.

Ministro do Meio Ambiente de Beirute, Nasser Yassin, diz que pelo menos 9.535 se feriram nas ofensivas realizadas por Israel na nação. Além disso, três hospitais no país, incluindo um nos subúrbios de Beirute, anunciaram que vão fechar as portas em virtude das recentes ofensivas.

Israel transferiu a maior parte das operações para a frente libanesa, há um mês. O objetivo é afastar o Hezbollah das zonas fronteiriças e permitir o retorno de cerca de 60.000 israelenses que tiveram que abandonar as suas casas no norte de Israel, devido ao lançamento de foguetes do grupo xiita.

As Forças de Defesa de Israel já mataram pelo menos 14 líderes do Hamas e do Hezbollah desde 7 de outubro de 2023, quando o movimento armado palestino atacou os israelenses e deflagrou o mais recente conflito entre os grupos.

*Com informações da AFP

Deixe seu comentário

Só para assinantes