Milhares protestam em Roma a favor de união civil gay

ROMA, 05 MAR (ANSA) - Milhares de pessoas participaram neste sábado (5) de uma manifestação na Piazza del Popolo, em Roma, em defesa da união civil entre pessoas do mesmo sexo.   

Segundo as entidades que organizaram o ato, cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes, incluindo representantes de sindicatos trabalhistas e muitas crianças acompanhadas pelos pais homossexuais.   

Recentemente, o Senado aprovou um projeto de lei que autoriza a união civil para casais gays, mas sem a equiparação com o matrimônio e a possibilidade de adoção, decepcionando os ativistas que lutam pelos direitos LGBT.   

"Conseguimos um primeiro resultado, mas ainda há um longo caminho para alcançar o pleno reconhecimento de uma condição igualitária", declarou a secretária da Confederação Geral Italiana do Trabalho (Cgil), Susanna Camusso.   

O projeto que autoriza a união civil entre pessoas do mesmo sexo, agora em discussão na Câmara dos Deputados, enfrentou muita resistência no Senado por prever a "adoção de enteado" para os gays e por equipará-la ao casamento, restrito aos heterossexuais.   

No entanto, pressionado pela ala conservadora do governo, o centro-esquerdista Partido Democrático (PD), do primeiro-ministro Matteo Renzi, cedeu e retirou esses dois pontos do texto, permitindo a sua aprovação.   

Ainda assim, se entrar em vigor, essa será a primeira lei na Itália a autorizar a união civil entre homossexuais, tirando o país da incômoda posição de único membro da União Europeia a não ter uma legislação do tipo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos