Topo

Cercada de sucessos, Apple completa 40 anos

31/03/2016 18h39

Por Stefania Passarella ROMA, 31 MAR (ANSA) - A Apple revolucionou o mundo dos computadores, mudou o modo no qual usamos o celular, escutamos música ou até lemos o jornal e criou tendências com o seu lema "Think Different" ("Pense Diferente").   

E dessa maneira, a companhia norte-americana completa 40 anos nessa sexta-feira (1º), com uma trajetória gigantesca partindo de uma garagem na Califórnia, se tornando a rainha do Silicon Valley e travando batalhas com o FBI.   

No dia 1 º de abril, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne fundaram, em uma garagem de Los Altos, na Califórnia, a Apple Computers, pequena companhia que em 4 décadas se transformou na maior e mais lucrativa empresa do mundo, perdendo a posição por pouco tempo apenas para a rival Alphabet, sociedade onde o carro-chefe é o Google.   

Em 1977, o primeiro computador da empresa, o Apple I, foi lançado e em 1980, a companhia entrou na Bolsa, mas o sucesso da Apple só começou realmente em 24 de janeiro de 1984 quando chega o Macintosh, aparelho que ainda hoje está em exibição do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) pela sua importância.   

A história da Apple, todos os seus produtos e slogans foi relembrada e contada através "40 years in 40 seconds" ("40 anos em 40 segundos") vídeo projetado no evento do lançamento do iPhone SE na semana passada que, em 40 segundos, mostra palavras, números e datas relacionados à companhia e aos seus sucessos e fracassos.   

Por um lado, a empresa foi responsável por grandes produtos e campanhas, como o Apple II, o iPod, o iPhone e o iPad, mas por outro também conta com algumas "falhas", como o computador Lisa, e o palmtop Newton. Falar da história da Apple também é falar sobre o seu maior gênio, Steve Jobs, que depois da sua ruptura com a marca em 1985 tem a sua reentrada triunfal em 1996. Interrompido no seu período mais criativo por um tumor no pâncreas que o matou em 2011, Jobs teve um papel muito grande no sucesso da companhia.   

Após essa data, a empresa começou um novo capítulo. Sendo assim, o primeiro produto sob o comando de Tim Cook chega às lojas em 2014: o Apple Watch, prova de que o caminho que a Apple deve seguir é o da "wearable tecnology", a tecnologia "vestível". Além disso, a empresa também está entrando em áreas como as de pagamento "mobile" e as das plataformas de streaming. E segundo rumores, a companhia também estaria pesquisando sobre realidade virtual e veículos elétricos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.