IBM escolhe Itália para abrir centro de saúde na Europa

BOSTON, 31 MAR (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, assinou nesta quinta-feira (31) um acordo para a IBM instalar em Milão, no norte do país, seu primeiro centro de desenvolvimento de soluções para o setor de saúde na Europa, o Watson Health.   

O pacto foi firmado em Boston, durante a viagem de quatro dias do chefe de governo italiano aos Estados Unidos. "Sou entusiasta dessa colaboração. Para nós é um dia muito especial. Abrem-se grandes oportunidades", declarou Renzi, que anunciou o projeto ao lado da CEO da multinacional norte-americana, Ginni Rometty.   

O Watson Health ficará na área onde foi realizada a Expo Milão 2015, em um novo polo tecnológico na capital da Lombardia, e demandará investimentos de US$ 150 milhões. O objetivo é fazer com que o centro de desenvolvimento seja um hub para pesquisas genômicas, oncológicas, nutricionais e sobre o envelhecimento.   

"Devemos olhar para a Itália dos próximos 20 anos de uma forma diferente, até pela qualidade de vida. Nesse sentido, a IBM é absolutamente capaz de dar novas luzes para o futuro. A Itália está em segundo lugar no mundo, atrás do Japão, em longevidade, e acredito que seja importante criar uma maneira diferente de fazer o sistema de saúde", acrescentou Renzi.   

Com esse projeto, IBM e Itália esperam criar uma nova geração de aplicativos e soluções ligadas ao sistema sanitário, como tratamentos inovadores, formas de medicina personalizada e recursos para melhorar a gestão da saúde pública. "A Itália é importante para a IBM não apenas por sua criatividade e seus talentos, mas também pelos esforços do governo para digitalizar sua economia", disse Erich Clementi, vice-presidente do grupo para a Europa.   

Essa já é a segunda multinacional de tecnologia que dedica atenção especial à nação italiana em 2016. Em janeiro, a Apple anunciou que abrirá em Nápoles, no sul do país, seu primeiro Centro de Desenvolvimento de Aplicativos no continente europeu.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos