Topo

Turquia e Rússia prometem normalizar relações diplomáticas

29/06/2016 12h14

MOSCOU, 29 JUN (ANSA) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, tiveram uma conversa por telefone nesta quarta-feira (29) e se comprometeram a "normalizar" as relações "bilaterais e econômicas" em breve.   

Segundo notas oficiais das duas Presidências, os líderes concordaram em retirar as "limitações" impostas aos turistas de ambas as nações e informaram que darão "passos adicionais" para garantir a segurança de seus cidadãos, especialmente, no combate ao terrorismo.   

Os russos informaram que o presidente Putin aproveitou o telefonema para expressar condolências e solidariedade a Erdogan por causa do atentado no aeroporto de Ataturk, em Istambul, que deixou mais de 40 vítimas nesta terça-feira (28).   

Na nota, o Kremlin disse ainda que um encontro pessoal entre os dois presidentes deve ocorrer em breve para fortalecer "a cooperação internacional". A mídia turca ressalta que essa reunião deve ocorrer às margens do próximo encontro do G20, previsto para o início de setembro na China.   

As relações diplomáticas entre Turquia e Rússia foram muito afetadas desde o abatimento de um caça russo na fronteira da turca, no dia 24 de novembro do ano passado. Apesar do governo Erdogan sempre negar que o avião só foi derrubado porque invadiu o espaço aéreo do país, Putin considerou a situação como um "golpe pelas costas.   

Desde então, diversas sanções econômicas e para os turistas foram impostas pelos dois países. Porém, na segunda-feira (27), a mídia russa informou que Erdogan havia escrito uma carta para seu homólogo lamentando a morte do piloto e pedindo desculpas pelo fato. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.