Topo

Contrapondo Brexit, Aliança do Pacífico se reúne no Chile

30/06/2016 08h39

PUERTO VARAS, 30 JUN (ANSA) - Contrariando o clima de divisão instaurado no mundo diplomático após o referendo que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), acontece no Chile a XI Cúpula da Aliança do Pacífico, a iniciativa de integração regional idealizada por Chile, Colômbia, México e Peru.   

Segundo o chanceler chileno, Heraldo Muñoz, existe "uma certa contradição entre o que acontece na Europa e na América Latina", onde "estamos construindo uma integração pragmática, flexível e realista". "Recebemos ofertas concretas de diversos governos observadores e agora é preciso concretizá-las, em um momento em que parece reinar a desintegração, após o Brexit e o lamentável atentado na Turquia", acrescentou.   

O chefe da Diplomacia chilena ainda explicou que os países que formam a Aliança do Pacífico não pretendem dar lições para ninguém, "mas para nós, a integração econômica é inevitável, e esperamos que o que acontece na Europa tenha um rumo distinto do que estamos vivendo agora".   

Ainda no âmbito do encontro, hoje será realizada a Cúpula Empresarial, com a presença de 720 empreendedores.   

A Cúpula se encerra amanhã, com o encontro entre Michelle Bachelet, do Chile, Ollanta Humala, do Peru, José Manuel Santos, da Colômbia, e Enrique Peña Nieto, do México. Também são esperados o presidente eleito do Peru, o economista Pedro Kuczynski, e o mandatário da Argentina, Mauricio Macri.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.