Topo

Presidente da Itália inicia amanhã visita à América Latina

30/06/2016 15h01

ROMA, 30 JUN (ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, inicia nesta sexta-feira (1º) uma viagem de 10 dias pela América Latina, durante a qual passará por México, Uruguai e Argentina.   

O objetivo do chefe de Estado é consolidar as relações com países considerados estratégicos por Roma, após as recentes visitas do primeiro-ministro Matteo Renzi e da presidente da Câmara dos Deputados Laura Boldrini.   

O roteiro de Mattarella começará no México, a segunda economia da América Latina e uma nação crucial para a Itália devido ao seu tamanho e à proximidade com os Estados Unidos. Em seguida o presidente seguirá para o Uruguai, onde se encontrará com o mandatário Tabaré Vázquez.   

A última etapa será na Argentina, que possui uma grande comunidade de descendentes de italianos, incluindo o presidente Mauricio Macri, que tem sangue calabrês. As relações entre Roma e Buenos Aires passaram por idas e voltas nos anos recentes, mas a chegada de Renzi e Macri ao poder em seus respectivos países deu novo ânimo a elas.   

Itália e Argentina têm potencialmente um relacionamento bilateral privilegiado e podem construir um papel chave nas negociações entre União Europeia e Mercosul para um acordo de livre comércio. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.