ESA divulga fotos em alta resolução do módulo Schiaparelli

MILÃO, 27 OUT (ANSA) - A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta quinta-feira (27) as primeiras fotos em alta resolução dos restos do módulo Schiaparelli, que devia ter pousado em Marte em 19 de outubro, mas acabou se chocando contra o solo do planeta vermelho a 300 km/h.   

As imagens foram feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da Nasa, na última terça (25) e mostram detalhes da cratera formada pelo impacto e do paraquedas preso à parte posterior do equipamento. "As dimensões da cratera são de 2,5 metros, compatíveis com as estimativas iniciais", disse o italiano Paolo Ferri, responsável pelas operações de voo das missões da ESA.   

Segundo ele, há nas fotos um terceiro objeto, que parece ser um escudo térmico, situado a um quilômetro de distância. "Há pontinhos brancos que podem ser detritos dispersados pelo solo após a explosão do veículo. Também é misteriosa a faixa escura perto da cratera", acrescentou Ferri.   

É possível que tais enigmas sejam apenas imperfeições das imagens, mas será preciso esperar fotos de outros ângulos para chegar a uma conclusão. O módulo Schiaparelli era parte da missão ExoMars, que tem como objetivo procurar sinais de vida bacteriana em Marte.   

No entanto, o equipamento teve uma falha nos propulsores e acabou caindo no solo do planeta. A missão também inclui a sonda Trace Gas Orbiter (TGO), que foi bem sucedida em sua aproximação do astro vermelho e agora está em sua órbita à procura de gases que podem indicar a presença de vida. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos