'Novo Berlusconi', Trump é elogiado pelo italiano

De Roma

  • Reuters/AP

    Montagem mostrando Donald Trump (esq.) e Silvio Berlusconi

    Montagem mostrando Donald Trump (esq.) e Silvio Berlusconi

Comparado muitas vezes a Donald Trump, o ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi afirmou nesta quarta-feira (9) que o presidente eleito dos Estados Unidos saberá ter "autoridade e equilíbrio" no comando do país.   

Por meio de uma nota, o líder conservador parabenizou o magnata pela vitória e lembrou que "sempre foi e sempre será o aliado mais leal" de Washington na Europa. "Estou convencido de que o presidente escolhido pelo povo americano exercerá com autoridade e equilíbrio o difícil papel dos Estados Unidos como país-guia do mundo livre", escreveu.   

Segundo Berlusconi, a democracia dos Estados Unidos é um "ponto de referência fundamental" para todos os "homens e nações livres". Bilionário, mulherengo, irreverente, controverso e oriundo do mundo empresarial, o ex-primeiro-ministro tem uma trajetória bastante parecida com a de Trump.   

Assim como o magnata norte-americano, Berlusconi entrou tardiamente na vida pública, conquistando o governo de seu país logo na primeira eleição que disputou. Além disso, ambos fizeram dinheiro no setor imobiliário e alcançaram sucesso no entretenimento: Berlusconi comprando canais de TV e Trump apresentando um reality show.   

O ex-premier chegou ao poder na esteira da operação "Mãos Limpas", que havia dinamitado a imagem dos principais partidos italianos no início dos anos 1990. Já o presidente eleito derrotou Hillary Clinton se aproveitando em grande medida do desencanto da população com Washington. 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos