Topo

Abe visita cemitério de soldados de Pearl Harbor

27/12/2016 09h52

TÓQUIO, 27 DEZ (ANSA) - O primerio-ministro japonês, Shinzo Abe, em visita ao Havaí para relembrar os 75 anos do ataque a Pearl Harbor, depositou uma coroa de flores no cemitério nacional de Honolulu, onde estão enterrados militares norte-americanos mortos no conflito do Pacífico e na guerra do Vietnã.   

Acompanhado da ministra da Defesa do Japão, Tomomi Inada, e do chanceler, Fumio Kishida, Abe também compareceu também ao cemitério de Makiki, construído para os japoneses imigrantes do Havaí e para os soldados falecidos na guerra. Shinzo Abe está em uma visita de dois dias aos Estados Unidos, que será concluída com uma cerimônia conjunta com o presidente barack Obama diante dos destroços do navio USS Arizona, em uma zona bombardeada pelas tropas japonesas.   

Os dois líderes devem reforçar o compromisso de evitar novos episódios como o de Pearl Harbor, que em 1941 foi alvo de um ataque surpresa do Japão e levou os EUA a entrarem na Segunda Guerra Mundial. A visita inédia de Shinzo Abe a Pearl Harbor ocorre sete meses após Obama ir a Hiroshima, cidade onde os EUA jogaram uma bomba nuclear. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.