Topo

Unesco vota nova resolução contra Israel sobre Jerusalém

02/05/2017 08h05

ROMA, 2 MAI (ANSA) - A Itália anunciou que votará contra a resolução que a Unesco analisará hoje (2) sobre a soberania de Israel na cidade de Jerusalém. O texto que será posto em votação em uma reunião em Paris, na França, tem sido duramente criticado pelas autoridades israelenses, que alegam que o organismo das Nações Unidas está "politizado" e tentando "negar a história". "Dei instruções precisas ao representante permanente da Itália na Unesco para votar 'não' contra a enésima resolução politizada sobre Jerusalém, ainda mais em um dia importante de festa nacional israelense", disse o ministro das Relações Exteriores de Roma, Angelino Alfano. "A Unesco não pode virar a sede de um conflito ideológico permanente", criticou o chanceler. O governo israelense, por sua vez, elogiou a decisão da Itália.   

"Israel agradece a Itália por votar contra a resolução na Unesco. É um voto que tenta mais uma vez distorcer a história, negar a ligação entre os judeus e Jerusalém, e contra a tentativa de politizar a Unesco", disse a embaixada do país em Roma.   

A resolução da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura retira a soberania de Israel da cidade de Jerusalém e será votada neste 2 de maio, coincidindo no dia que os israelenses celebram sua independência. O texto foi apresentado pela Argélia, Egito, Líbano, Marrocos, Omã, Qatar e Sudão, em apoio à Palestina. A resolução afirma que Jerusalém é importante para três religiões monoteístas e, portanto, não poderia ficar sob domínio de algum país ou religião. Esta nova resolução vem após a Unesco aprovar em outubro outras que tiram o poder ou condenam atos de Israel em Jerusalém.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.