Topo

Confira agenda da cúpula do G7 em Taormina, na Itália

24/05/2017 16h45

ROMA, 24 MAI (ANSA) - A organização da cúpula do G7 em Taormina, que acontecerá entre os dias 26 e 27 de maio, divulgou nesta quarta-feira (24) a agenda oficial do encontro, que reunirá alguns dos principais líderes mundiais no sul da Itália.   

A inauguração oficial será às 11h30 (6h30 em Brasília) do dia 26, no Teatro Greco, com a tradicional "foto de família", quando os participantes posam juntos. Desta vez, o retrato terá Donald Trump (Estados Unidos), Angela Merkel (Alemanha), Theresa May (Reino Unido), Paolo Gentiloni (Itália), Emmanuel Macron (França), Justin Trudeau (Canadá), Shinzo Abe (Japão), Jean-Claude Juncker e Donald Tusk (União Europeia).   

Entre 12h30 e 17h15, os líderes farão, no Hotel San Domenico, a primeira reunião de trabalho da cúpula, quando deverão ser discutidos temas como terrorismo, imigração e as relações com a Rússia, que fazia parte do grupo até sua expulsão por conta da anexação da Crimeia, em 2014.   

Às 20h, os chefes de governo e Estado jantarão com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Hotel Timeo. A agenda será retomada no sábado, 27 de maio, às 8h30, com a cerimônia de boas-vindas aos países convidados para a cúpula, como a Tunísia, e às organizações internacionais, também no Hotel San Domenico.   

Entre 9h15 e 11h15, o mesmo local sediará a segunda reunião de trabalho, que terminará com uma nova foto em grupo. Entre 11h45 e 14h30, uma terceira sessão de trabalho, desta vez restrita aos países do G7. Às 15h, haverá uma coletiva de imprensa do primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, antecedendo o pronunciamento dos outros líderes.   

A cidade de Taormina fica na ilha da Sicília, tem pouco mais de 10 mil habitantes e foi escolhida como sede da cúpula para ressaltar o papel do sul da Itália na crise migratória no Mediterrâneo. Devido a sua proximidade da África, a região é a principal porta de entrada para deslocados externos na Europa.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.