Papa faz visita surpresa a centro de reabilitação em Roma

ROMA, 22 SET (ANSA) - O papa Francisco fez uma visita surpresa nesta sexta-feira (22) ao centro de reabilitação Fundação Santa Lucia, em Roma, na Itália, e alegrou os pacientes que são atendidos na instituição.   

Um dos pacientes da clínica é o pequeno Gabriel, de 5 anos, que enviou recentemente uma carta a Jorge Mario Bergoglio. "Eu não posso falar e nem andar. Mas queria muito te conhecer melhor.   

Sei que nas suas orações, você sempre lembra de nós e nós rezamos por você", escreveu o menino para o Papa.   

Gabriel está tetraplégico por causa de uma paralisia cerebral e conseguiu se manifestar para Francisco através de um método usado na Fundação, chamado de "Comunicação Alternativa Aumentativa". Assim, as crianças conseguem se comunicar atavés de pequenas imagens que compõem uma linguagem particular. Ao ver o líder católico, Gabriel questionou as enfermeiras pedindo se "era o Papa de verdade" que estava lá. O centro de excelência é muito conhecido no país e é especializado em tratamentos neurológicos de pacientes com déficit de movimento e problemas de cognição, além de oferecer atendimento às pessoas que sofrem de lúpus, lesões cervicais, doença de Parkinson e Esclerose Múltipla. Ao todo, a entidade atende cerca de duas mil pessoas por ano.   

Com a visita, o Pontífice continuou com a iniciativa "sexta-feira da Misericórdia", que ele realizou durante o Ano Santo Extraordinário, realizado entre 2015 e 2016. A ação é uma forma de mostrar gestos de proximidade e de apoio às pessoas que são "excluídas" da sociedade, como doentes, pobres e imigrantes.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos