No Dia Mundial do Turismo,Itália sonha com futuro sustentável

ROMA, 27 SET (ANSA) - Por Cinzia Conti - Não há um país no mundo que deve festejar com mais interesse e com mais convicção o Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta quarta-feira (27) e dedicado ao turismo sustentável, como a Itália. Neste ano, os números italianos são, particularmente, bons, já que o país teve um verão recorde com 16% a mais de visitantes.   

Dos mosaicos de Pompeia até os cais de Veneza, do Foro Romano às incontáveis praias da Sardenha, temos beleza e sonhos procurados por turistas de todo o mundo que, por um lado, têm o direito de desfrutar dessas maravilhas, mas, por outro, correm o risco de comprometer o delicado "estado de saúde" delas de modo irreversível.   

"Enquanto que em muitas áreas o problema é gerenciar uma crise, no turismo italiano, os dados falam claramente e mostram um sistema de saúde que deve encontrar soluções concretas para governar o enorme crescimento de viajantes que deve continuar sendo registrado nos próximos anos", explicou o ministro italiano dos Bens Culturais e Turismo, Dario Franceschini. Por sua vez, "o governo está trabalhando de acordo com as regiões, os municípios e os operadores do setor, para aprovar um plano estratégico do Turismo, um documento de programação que coloca o setor no centro das políticas nacionais, reforçando um apelo sustentável", acrescentou.   

"Para o nosso país, a sustentabilidade é uma estratégia de desenvolvimento para espalhar os benefícios do turismo atento às identidades e excelência italianas, buscando experiência através do conhecimento direto dos territórios, concentrando-se nas novas economias que criam emprego e inovação", finalizou Franceschini.   

Mesmo em todo o mundo, o turismo se confirma como um setor vital e com crescimento sólido e constante, com exceção da economia.   

Apesar dos ataques terroristas e das tensões internacionais, na verdade, no primeiro semestre de 2017 registrou o melhor desempenho desde 2010. Vários destinos receram 598 milhões de turistas internacionais, cerca de 36 milhões a mais que no mesmo período de 2016.   

Celebrações oficiais são organizadas neste ano em Doha, no Catar, mas existem iniciativas em todo o mundo, inclusive, a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas convidou todos os turistas a compartilharem suas fotos durante viagens de férias ou até mesmo por questões sociais usando as hashtags oficiais #WTD2017 #IY2017 #TravelEnjoyRespect #SDGs. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos