Topo

Coreia do Norte é acusada de roubar bitcoins em ataque hacker

13/12/2017 14h21

SÃO PAULO, 13 DEZ (ANSA) - A polícia da Coreia do Sul acusou nesta terça-feira (12) hackers norte-coreanos de atacarem quatro corretoras que negociam bitcoin no país, em julho e agosto deste ano.   

De acordo com as autoridades locais, o ataque ocorreu por meio de e-mails maliciosos enviados a funcionários das financeiras.   

Os espiões conseguiram garantir uma quantia não informada da criptomoeda. "É razoável presumir que eles conseguiram acumular uma quantia satisfatória, e que esse valor está aumentando significativamente no momento", disse Bryce Boland, diretor de tecnologia da empresa de segurança cibernética FireEye, com sede em Cingapura.   

Neste ano, o bitcoin se valorizou 1.500% e chegou a ser cotado em US$18 mil na semana passada, após sua abertura na Chicago Board Options Exchange (CBOE).Os ataques provavelmente vão permanecer acontecendo enquanto o preço do bitcoin continuar subindo, dizem especialistas. A criptomoeda foi projetada para operar fora do controle de governos ou bancos e, por isso, podem ser atrativos para a Coreia do Norte em um momento em que é alvo de sanções pela ONU e Estados Unidos por seu programa nuclear.   

O regime de Kim Jong-un, por sua vez, nega repetidamente o envolvimento em ataques hackers internacionais. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.