Líder do Liga Norte é alvo de protestos em Pisa, na Itália

PISA, 23 FEV (ANSA) - Em mais um episódio violento há poucos dias das eleições,em 4 de março, o centro histórico de Pisa foi palco nesta sexta-feira (23) de um confronto durante a manifestação do movimento de extrema-direita Liga Norte, liderada por Matteo Salvini.   

Diversos manifestantes antifascistas atacaram com garrafas e pedras policiais que faziam a segurança da marcha do partido que se candidata com a coalizão de direita do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi. De acordo com fontes locais, a tensão aconteceu durante a passeata na via Mazzini, uma rua lateral do centro histórico de Pisa. Por volta das 17h locais, manifestantes e agentes de segurança entraram em conflitos. Bombas de fumaça e garrafas foram lançadas no meio da multidão.   

Os manifestantes também usaram algumas caixas de coleta de lixo para se proteger. Pelo menos seis pessoas foram detidas, sendo todos jovens.   

"Eu não quero dedicar um segundo para comentar a atitude desses violentos que querem nos trazer de volta ao passado. Prefiro falar sobre a Itália", disse o líder da Liga Norte, no final da manifestação realizada por cerca de 30 minutos.   

Nos últimos meses, movimentos neofascistas e de extrema-direita ganharam força na Itália, que, desde então, tem sido palco de vários episódios de ataques e protestos. Por outro lado, também estão sendo convocadas manifestações antifascistas. São temidos novos incidentes no próximo sábado em Palermo durante a manifestação antifascista convocada para protestar contra a chegada do líder do Força Nova, Roberto Fiore, e em Roma, onde acontecerá uma marcha organizada por várias organizações depois do tiroteio em Macerata. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos