Topo

Candidato neofascista ao Senado é agredido na Itália

02/03/2018 11h35

TARANTO, 2 FEV (ANSA) - O partido político neofascista CasaPound denunciou nesta sexta-feira (2) uma nova agressão contra um de seus candidatos ao Senado da Itália. De acordo com um comunicado divulgado pelo CasaPound, Raffaele De Cataldis foi espancado no final da tarde de ontem (1) em Taranto. Após o episódio de violência, o político foi ao hospital local e pediu a intervenção dos agentes da Divisão de Investigações Gerais e Operações Especiais (Digos) da Polícia.   

O candidato neofascista afirmou ter sido "agredido em Livorno enquanto estava na companhia de um amigo de 70 anos, também simpatizante do CasaPound", informa o texto.   

"Os dois homens estavam na via Dante, quando foram unidos e atacados por um grupo de quatro meninos encapuzados e armados com paus", acrescenta a nota.   

Cataldis relatou ter sofrido hemorragias, enquanto seu amigo continua hospitalizado em decorrência de um ferimento na cabeça.   

O caso está sendo investigado pela Digos.   

Em outro comunicado, o líder do CasaPound, Simone Di Stefano, ressaltou que "o último dia da campanha eleitoral também foi manchado por uma agressão antifascista".   

"Emboscadas covardes que não perdoam nem homens de 70 anos e grávidas, como aconteceu em Livorno. Inquestionavelmente, eles também são o resultado do embaraço de uma política vazia que sopra no fogo da violência com debates obsoletos sobre o perigo fascista em vez de confrontar os programas para o futuro do país", diz Stefano.   

Segundo ele, "aqueles que não estão indignados com frases como 'fascistas não têm o direito de falar', na nossa opinião ainda têm um longo caminho para seguir no caminho da democracia".   

Nas últimas semanas, vários episódios de violência foram registrados em prol e contra movimentos neofascistas e de extrema-direita que ganharam força na Itália, às vésperas das eleições legislativas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.