Quem é Carlo Cottarelli, possível futuro premier da Itália?

SÃO PAULO, 27 MAI (ANSA) - O economista Carlo Cottarelli é o nome escolhido pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, para tentar encerrar uma das mais graves crises institucionais da história recente do país.   

Convocado para uma reunião na Presidência da República nesta segunda-feira (28), Cottarelli é nascido em Cremona e formado em ciências econômicas e bancárias pela Universidade de Siena. Além disso, tem mestrado pela London School of Economics.   

Ao longo de sua carreira, passou pelo Banco da Itália (banco central do país europeu) e pela estatal de petróleo ENI, mas ganhou destaque no Fundo Monetário Internacional (FMI), onde trabalhou por mais de 25 anos.   

Em 2013, voltou para a Itália e atuou como comissário extraordinário para a revisão dos gastos públicos do governo de Enrico Letta. Em 2014, com a posse de Matteo Renzi, foi designado como diretor executivo do conselho do FMI.   

Ele deixou o cargo em outubro de 2017 e se tornou diretor do Observatório Italiano das Contas Públicas, da Universidade Católica de Milão. Durante a campanha eleitoral de 2018, fez duras críticas aos programas apresentados pelos partidos, devido aos custos que seriam demandados por suas propostas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos