PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Itália entra em recessão após queda trimestral do PIB

31/01/2019 09h35

ROMA, 31 JAN (ANSA) - O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália sofreu uma queda de 0,2% no quarto trimestre de 2018 em comparação com o terceiro trimestre e entrou em recessão técnica, informou nesta quinta-feira (31) o Instituto de Estatísticas (Istat). Com base em dados provisórios, o resultado é o segundo negativo consecutivo do PIB italiano, o que, tecnicamente, aponta para a entrada de uma nova fase de recessão econômica. Na comparação com o quarto trimestre de 2017, o PIB cresceu 0,1%. No entanto, a contração é o pior resultado para a economia da Itália em cinco anos. O último foi visto no quarto trimestre de 2013, quando o PIB marcou o equivalente a -0,2%.   

De acordo com o Istat, o quarto trimestre de 2018 teve um dia útil inferior ao trimestre anterior e mais dois dias úteis em comparação com o quarto trimestre de 2017. "Essa estimativa, de natureza provisória, reflete do lado da oferta uma piora líquida na conjuntura do setor industrial a que se conjuga uma contribuição negativa do setor agrícola, diante de uma estagnação da atividade no setor de serviços", afirmou o Istat em comunicado.   

Já o PIB da zona do euro registrou um crescimento de 0,2% no quarto trimestre de 2018 em relação ao terceiro, com expansão anual de 1,2% no período. Os dados foram divulgados pela Eurostat, organização estatística da Comissão Europeia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional