Catedral de Norte-Dame celebra 1ª missa após incêndio
PARIS, 15 JUN (ANSA) - Devastada por um incêndio em abril, a Catedral de Notre-Dame, em Paris, celebra na tarde deste sábado (15) sua primeira missa desde a tragédia. A cerimônia está marcada para às 19h (horário local) e será presidida pelo padre Michel Aupetit, arcebispo da Igreja Católica em Paris desde janeiro do ano passado.
A missa será fechada apenas para um grupo de religiosos, não permitindo a entrada de fiéis por razões de segurança. No entanto, haverá uma transmissão ao vivo pela imprensa local.
Ao todo, 30 pessoas participarão, incluindo o reitor da Notre Dame, monsenhor Patrick Chauvet, juntamente com alguns voluntários e funcionários da diocese de Paris. Não haverá um coral, como de costume, mas apenas um cantor.
As autoridades impuseram a obrigação do uso de capacetes e trajes de segurança a todos já que o local passa por reformas de reconstrução. A celebração acontecerá em uma capela ao fundo da catedral, que não foi atingida pelo fogo, e onde está preservada a famosa coroa de espinhos de Jesus Cristo.
Na última semana, Aupetit emitiu um comunicado para agradecer todos que se mobilizaram para apoiar a comunidade da catedral. "Que todos os que se mobilizaram desde 15 de abril, e que todos os que continuam a trabalhar, todos os dias, pela Notre-Dame, sejam doadores, arquitetos, pedreiros, responsáveis políticos, sejam agradecidos calorosamente por seus esforços", afirmou ele.
No dia 15 de abril de 2019, a Catedral de Notre-Dame foi consumida pelas chamas e teve sua estrutura comprometida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.