Topo

Apagão deixa milhões sem energia na Argentina e Uruguai

16/06/2019 11h27

ROMA, 16 JUN (ANSA) - Uma falha massiva no sistema de interconexão elétrica deixou milhares de pessoas sem eletricidade na Argentina e no Uruguai neste domingo (16), informou a Edesur Argentina, empresa responsável pela distribuição de energia do país, em sua conta no Twitter. De acordo com a companhia, citada pela "BBC", o colapso também afetou o sul do Brasil e o território paraguaio. No entanto, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) relatou que, até o momento, o blecaute "não teve reflexos" no território brasileiro.   

Ao todo, cerca de 48 milhões de argentinos e uruguaios ficaram sem energia elétrica. Em comunicado, a Secretaria de Governo de Energia da Argentina indicou que as autoridades locais estão monitorando a situação. "Hoje [domingo] às 7h07 aconteceu o colapso do Sistema Argentino de Interconexão (SADI), que produziu um corte massivo de energia elétrica em todo o país e que afetou também o Uruguai. As causas estão sendo investigadas e ainda não estão determinadas. Já foi iniciada a recuperação das regiões de Cuyo, NOA e Comahue e está sendo aberto o resto do sistema para continuar com a recuperação total, que se estima que pode levar algumas horas", diz o texto.   

Por volta das 10h20 da manhã, cerca de 50 mil clientes tiveram o reestabelecimento da energia elétrica, informou a Edesur. Mas o reestabelecimento completo deve levar "várias horas". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional