Topo

OMS declara emergência internacional por surto de ebola

17/07/2019 16h10

ROMA, 17 JUL (ANSA) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje (17) que a epidemia do ebola atualmente na República Democrática do Congo (RDC) é uma "emergência internacional de saúde pública".   

A declaração foi dada pelo comitê criado dentro da OMS para analisar a situação do Congo. A epidemia começou em meados de 2018 no país e esta foi a quarta reunião da entidade.   

Em uma entrevista coletiva, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que, embora ainda não haja registros de transmissão de ebola em países vizinhos, foram confirmados dois casos de infecção em pessoas que estiveram na fronteira da RDC com Ruanda e Uganda.   

"O risco de disseminação no Congo e na região segue muito alto.   

Mas o de disseminação fora dali permanece baixo", explicou Ghebreyesus.   

Na segunda-feira passada (15), a OMS informou que mais 2,5 mil pessoas foram infectadas e 1,6 mil morreram no Congo desde o início do surto de ebola, oficialmente declarado em 1 de agosto do ano passado. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 750 crianças foram infectadas pelo vírus do ebola, sendo que 40% delas têm menos de cinco anos de idade. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.