Papa Francisco lamenta incêndios no Pantanal
O papa Francisco recordou hoje os incêndios que estão atingindo muitas partes do mundo, em particular as regiões centrais da América do Sul, como o Pantanal, o Paraguai, as margens do rio Paraná e a Argentina, além da costa ocidental dos Estados Unidos, principalmente a Califórnia.
"Muitos incêndios são provocados por uma seca persistente, mas também há os que são causados pelo homem", afirmou o Pontífice, após a oração do ângelus, no Vaticano.
Francisco manifestou também sua proximidade "às populações atingidas pelos incêndios que assolam muitas regiões do planeta, bem como aos voluntários e aos bombeiros, que arriscam a sua vida no combate aos incêndios".
Perante milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, Jorge Bergoglio rezou para "que o Senhor apoie os que estão a sofrer as consequências desta catástrofe e nos torne atentos para preservar a criação".
Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Pantanal teve 14% do seu bioma destruído pelo fogo durante o mês de setembro. O número em nove meses já supera toda a área devastada em 2019, sendo recorde desde 2002.
Os dados revelam que os incêndios já destruíram 26% de todo o bioma em 2020, em uma área de quase 33 mol quilômetros quadrados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.